Indústria, Comércio e Turismo - Rosane Kaiber

A avaliação dos vinhos coloniais de Palotina já é uma tradição e a 14ª edição, que estava programada para início de junho foi adiada em função das restrições impostas pela pandemia do Covid 19. A comissão organizadora irá se reunir no próximo mês para definir como será a edição desse ano.

O evento é uma iniciativa do governo municipal, por meio das secretarias de Agricultura e Gestão Ambiental e Indústria, Comércio e Turismo, em parceria com a Emater, contando com o apoio da UFPR Setor Palotina e Centro Cultural Italiano de Palotina.

A avaliação de vinhos começou em 2007 e o que no início era um hobby, ao longo dos anos, passou a ser uma atividade econômica em expansão, com um forte mercado consumidor.

O projeto “avaliação de vinhos coloniais” acontece em 3 etapas: a primeira etapa é a coleta das amostras obtida pelos técnicos da Emater, Prefeitura e UFPR, diretamente nas propriedades, em segunda etapa ocorre a avaliação  das amostras de vinho tinto e branco, finalizando com a entrega da premiação.