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Indústria, Comércio e Turismo - Rosane Kaiber

Marli de Fatima Brandalizzi de Souza, de Palotina, região oeste do Paraná, começou a empreender antes mesmo de saber o que essa palavra significa. Aos nove anos, pediu ao pai um presente inusitado: um pedaço da terra da família para plantar feijão e, depois, colher para vender. Na adolescência, passou a vender cosméticos por catálogo para amigos, colegas da escola, vizinhos e familiares.

“Sempre gostei de vender e trabalhar com pessoas. Continuei a venda dos cosméticos ao longo dos anos e como estava cansada de trabalhar fora, tinha filhas pequenas e queria ter mais flexibilidade de horário, além de mais tempo para a família, comecei a fazer cursos profissionalizantes na área da beleza”, relata Marli.

Com os cursos, se sentiu motivada para abrir um salão de beleza e unir as duas áreas de atuação. Decidiu deixar o emprego formal e montar o próprio espaço. Em 2013, portanto, abriu um registro como MEI (Microempreendedora Individual) e passou a trabalhar com beleza, produtos de higiene, maquiagem, cuidados pessoais e até mesmo venda de artigos de cozinha.

A história de Marli foi de sucesso até a chegada da pandemia. Diante da crise ocasionada pelo coronavírus, percebeu que era preciso inovar. Marli procurou consultorias do Sebrae/PR; fez treinamentos online; assistiu a vídeos motivacionais, da área financeira e do marketing e aproveitou para estudar o mercado.

“Na semana em que o comércio ficou 100% fechado, não atendi e meu faturamento caiu. Depois, com a reabertura autorizada, voltei a trabalhar. Montei cestas e kits para presentes diferentes dos que costumava montar em outras épocas; voltei a vender marcas que me davam menos lucratividade, pois não era momento de recusar nenhuma venda e trabalhei o lado positivo. Como resultado, meu faturamento aumentou, principalmente no Dia das Mães e Dia dos Namorados”, relata a empresária.

Com os conhecimentos renovados e o sucesso nas vendas, Marli buscou, ainda, uma nova alternativa para diminuir o tempo de espera entre a encomenda que o cliente faz nos catálogos até a entrega do produto. Para isso, recrutou outras consultoras de vendas de cosméticos e utilidades domésticas e propôs o giro do estoque: agora, elas trocam produtos entre si, de acordo com a demanda de cada uma. Iniciativa que, segundo a consultora do Sebrae/PR, Mariana Carvalho, foi essencial para que Marli não só mantivesse o negócio funcionando, como também proporcionasse o crescimento da empresa.

“A Marli não desanimou diante das dificuldades – pelo contrário: viu a crise como uma oportunidade para analisar o mercado, rever o negócio e criar estratégias para continuar encantando o cliente. Além das consultorias do Sebrae/PR, ela buscou e aplicou muito conhecimento das mais diversas áreas. É um grande exemplo de como a proatividade faz a diferença no empreendedorismo”, comenta a consultora do Sebrae/PR, Mariana Carvalho. 

Para Marli, a crise é uma lição a ser compreendida. Para isso, segue inovando e trabalhando com sede de sucesso e realização.

“Uma vez, ouvi uma frase: Deus nunca deixa algo ruim acontecer conosco, a não ser que seja por um bem maior ou mal menor. Precisamos acreditar que tudo vai se ajeitar e devemos ver o lado bom. O Sebrae/PR acrescentou muito, recebi várias dicas valiosas que pude aplicar no empreendimento e chegar ao ponto de aumentar o faturamento mesmo durante a crise”, finaliza Marli.

Neste ano, Marli quebrou recordes de venda no Dia das Mães quanto no Dia dos Namorados. Para as próximas datas comemorativas, já planeja a criação de novas cestas e divulgação de promoções para atrair o cliente.

 

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